Quinta da Vitória

sábado, 2 de junho de 2012

Um Milagre neste Pessach - Selo da Saída do Egito encontrado em Jerusalém


Pouco antes do início da Páscoa Judaica uma surpreendente descoberta foi realizada em escavações da Autoridade de Antiguidades de Israel. O selo mostra um escaravelho egípcio, com o nome do principal deus no Egito na era da antiguidade, Amon Raa e data do século XIII AC, antes da era cristã, a mesma época em que o povo de Israel saiu do Egito.

Pela primeira vez foi descoberto um selo com o escaravelho egípcio e uma inscrição hieroglífica em Jerusalém.

A descoberta foi realizada nesta primavera no Parque Nacional da Cidade de Davi, nas escavações que estão sendo realizadas pelo financiamento da Fundação "Elad" isto é o que relatou o arqueólogo Joe Uziel aos meios de comunicação. O Diretor das escavações, Eli Shukron disse que "Amon Raa" é simbolizado pelo sol e é um dos deuses mais importantes nas pirâmides.

Durante o período do selo, governou o Egito 19º Dinastia, entre os reis listados nela estavam: Seti I e Ramsés II Merneptah. Ramsés II ficou muito conhecido pela a ocupação durante as viagens em que ele ia para a Turquia. Alguns dos pesquisadores reconhecem que este seria o Faraó da história do Êxodo.

Segundo o pesquisador, de acordo com os mandados de Amarna, documentos egípcios antigos - a partir do século 14 AC, de acordo com outras fontes históricas e arqueológicas, sabe-se que neste período os egípcios governaram a terra de Israel e provavelmente tiveram uma presença muito grande em Jerusalém.

Escaravelho feito de pedra cinza suave

Durante este período, era costume de usar o selo - o escaravelho para imprimir documentos e objetos relacionados com o seu dono.

Shukron diz que o escaravelho que foi encontrado esta manhã e causou uma grande excitação entre os pesquisadores foi achado durante peneiração do material que foi removido da fonte de Gião.

Estávamos no Vale de Cedron quando de repente vimos o escaravelho(o selo) ", disse ele." Imediatamente o limpamos e, em seguida, vimos os sinais hieróglifos e pato.

"Podemos saber com precisão que o escaravelho egípcio é da Idade do Bronze Posterior", disse ele, acrescentou que esta é uma descoberta rara. Ele dá uma outra visão importante na compreensão do Final da Era de Bronze em Jerusalém".

Fonte: Maariv.

Prensa de azeite com mais de 1.400 anos descoberta em Modiin

A Autoridade das Antiguidades de Israel declarou ter descoberto na cidade de Modiin Maccabim-Re'ut uma prensa de azeite bem conservada, talvez a maior e mais preservada em toda a região próxima a cidade.
Casa do oleiro encontrada têm 8 metros de comprimento e 6 metros de largura, e além das pedras entalhadas que eram utilizadas para prensa e colheita do azeite, foram encontrados no local o saco original de cordas utilizado para a colocação das azeitonas debaixo da prensa, bem como a madeira da prensa e um grande parafuso utilização para a compressão, todos em ótimo estado de conservação e foram retirados para serem completamente restaurados.

A prefeitura da cidade de Modiin estará preparando junto com a Autoridade das Antiguidades de Israel o local afim de permitir aos moradores da região de visitarem o local que fica bem próximo do principal parque público da cidade no bairro chamado Kaiser.

A descoberta foi feita durante investigações arqueológicas de preparação para a expansão das construções de moradias na região.


FONTE: Diretor do Cafetorah

Fotos do Mar Morto

O Mar Morto (em hebraico: ים המלח, transl. ? Yam ha-Melah; em árabe: البحر الميت, transl. ? Al Bahr al Mayyit) é um lago de água salgada do Oriente Médio. Ele é sem dúvida um dos fenômenos naturais mais impressionantes do Mundo devido a sua natureza, beleza e riquezas minerais. O Mar Morto foi eleito uma da Maravilhas do Mundo neste ano de 2012.

Com uma superfície de aproximadamente 1050 km2, correspondente a um comprimento máximo de 80 quilômetros e a uma largura máxima de 18 km, é alimentado pelo Rio Jordão e banha a Jordânia e a Israel.

Nos últimos 50 anos, o Mar Morto perdeu um terço da sua superfície, em grande parte por causa da exploração excessiva de seu afluente, única fonte de água doce da região, para além da natural evaporação das suas águas. Contudo, os especialistas são de opinião que, dentro de alguns anos, esta perda tenderá a se estabilizar, paralelamente a estudos que levem à sua conservação e preservação; portanto, o desaparecimento do Mar Morto não aconteceria, segundo estes, nem hoje nem no futuro.

























fonte: cafetorah

Os Muros e Portas de Jerusalém

Salmos - Tehilim - Capitulo 62

Por amor de Siäo näo me calarei, e por amor de Jerusalém näo me aquietarei, até que saia a sua justiça como um resplendor, e a sua salvaçäo como uma tocha acesa.
E os gentios veräo a tua justiça, e todos os reis a tua glória; e chamar-te-äo por um nome novo, que a boca do SENHOR designará.
E serás uma coroa de glória na mäo do SENHOR, e um diadema real na mäo do teu Deus.
Nunca mais te chamaräo: Desamparada, nem a tua terra se denominará jamais: Assolada; mas chamar-te-äo: O meu prazer está nela, e à tua terra: A casada; porque o SENHOR se agrada de ti, e a tua terra se casará.
Porque, como o jovem se casa com a virgem, assim teus filhos se casaräo contigo; e como o noivo se alegra da noiva, assim se alegrará de ti o teu Deus.
O Jerusalém, sobre os teus muros pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calaräo; ó vós, os que fazeis lembrar ao SENHOR, näo haja descanso em vós,
Nem deis a ele descanso, até que confirme, e até que ponha a Jerusalém por louvor na terra.
Jurou o SENHOR pela sua mäo direita, e pelo braço da sua força: Nunca mais darei o teu trigo por comida aos teus inimigos, nem os estrangeiros beberäo o teu mosto, em que trabalhaste.
Mas os que o ajuntarem o comeräo, e louvaräo ao SENHOR; e os que o colherem beberäo nos átrios do meu santuário.
Passai, passai pelas portas; preparai o caminho ao povo; aplainai, aplainai a estrada, limpai-a das pedras; arvorai a bandeira aos povos.
Eis que o SENHOR fez ouvir até às extremidades da terra: Dizei à filha de Siäo: Eis que vem a tua salvaçäo; eis que com ele vem o seu galardäo, e a sua obra diante dele.
E chamar-lhes-äo: Povo santo, remidos do SENHOR; e tu serás chamada: Procurada, a cidade näo desamparada. 



























fonte: cafetorah