Quinta da Vitória

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Obediência

Grande Comandante

A voz delicada às vezes parece vir de longe, mas está tão perto que se assemelha a um murmúrio ao ouvido.

Um jovem tenente do exército britânico fora enviado para o Sul da África com o seu regimento. A mãe, pegando a sua Bíblia, deu-a ao jovem, que a guardou bem no fundo da mala. Um dia, sentado em frente à barraca, observava as operações de uma companhia de soldados. Escutava as ordens dos oficiais e notava a obediência das tropas. Subitamente, pareceu ouvir uma voz que lhe dizia haver um Grande Comandante a quem os homens devem obedecer. Levantou-se depressa, foi à mala, tirou dali a Bíblia que lhe fora entregue pela mãe, e, à proporção que lia, entregava-se a Deus.

A consciência é a voz de Deus chamando os homens a uma vida melhor. Para ouvirmos a voz mansa e de um suave silêncio como Elias ouviu, devemos estar atentos, e se vamos acatá-la, devemos ficar quietos.
Citações

Está ocupado demais quem está muito ocupado para ser amável. James W. Alexander

Toda hora é hora de ser amável. Anônimo

Amabilidade é uma linguagem que o surdo pode ouvir e o cego pode ver. J. Blanchard

O melhor exercício para fortalecer o coração é abaixar-se e levantar os que estão caídos. Ernest Blevins

Palavras amáveis são a música do mundo. Frederick W. Faber

Amabilidade em nós é o mel que alivia a ferroada da indelicadeza nos outros. Walter Savage Landor

Deus tem um método secreto para recompensar seus santos: ele toma providências para que eles se tornem os primeiros beneficiados por sua própria beneficência! I. D. E. Thomas

Seja amável. Lembre-se de que todos os que você encontra estão enfrentando uma batalha difícil. Harry Thompson

Tempestades: cadê a fé?


E Jesus disse aos discípulos: Por que estais com tanto medo?
Ainda não tendes fé? - Marcos 4.40

Em Marcos 4.35-41 o Senhor Jesus nos ensina a respeito da fé nos momentos de aflição e perigo. A tempestade que tão bem representa as angústias da vida humana.

Quem não passa por temporais interiores? Quando se fala da Igreja Cristã, nesses séculos de jornada, a história nos conta a respeito de toda sorte de tempestades. Quantas forças se levantaram para afundar o barco da Igreja? Perseguições, torturas mortais, ingratidões, heresias e divisões, mentiras, etc. Entretanto, a Igreja confiou n'Aquele que vela por sua segurança e tem poder sobre tudo.
O barco é sacudido, as ondas crescem, mas o barquinho navega sem afundar.

Assim, o importante é estar no barco onde se encontra Cristo, mesmo que dormindo. Pois Ele tem poder para nos guardar e sua promessa é: "Eu estarei convosco todos os dias até o fim do mundo" (Mateus 28, 20). Em cada temporal a Igreja se tornará mais forte, mais corajosa e mais bela! Não desperdicemos a oportunidade de ver o Senhor agir.

O que podemos aprender com os temporais?

Aprendemos que Deus pode nos aperfeiçoar por meio da tribulação. Foi Agostinho de Hipona quem afirmava "não pertencer à classe dos filhos quem não passa por tribulações".

Aprendemos que pela tribulação passamos para à outra margem. O pregador e escritor João de Ávila disse: "Somos, todos homens, da mesma massa, e todos podemos cair nos pecados em que tenham caído nossos próximos. Tiremos, pois, bem do mal alheio, tomando como salutar advertência a nós a queda de nosso próximo". O temos dos discípulos no barco nos ensina sobre nossa humanidade.

Toda tempestade vai passar, o Senhor está conosco. A pergunta feita por Ele é: “Por que estais com tanto medo? Ainda não tendes fé?

O que está nos assustando? Temos fé?

Marcos 11.24

“Por isso eu afirmo a vocês: quando vocês orarem e pedirem alguma coisa, creiam que já a receberam, e assim tudo lhes será dado.” – BLH.

Devemos orar em tempos de adversidades, para não nos tornamos infiéis e incrédulos. Devemos orar em tempos de prosperidade, para não nos tornamos orgulhosos e arrogantes.

Devemos orar em tempos de perigo, para não nos tornamos medrosos e cheios de dúvidas. Mas precisamos orar também em tempos de segurança, para não nos tornamos autossuficientes.

Pecadores, orem ao Deus misericordioso pelo perdão. Cristãos, orem pedindo o derramamento do Espírito de Deus sobre este mundo carente, mau e incrédulo.

Pais ,orem para que Deus possa encher seu lar de misericórdia, diálogo e perdão. Filhos, orem pela salvação de seus pais.

Discípulos, orem para que o orvalho do céu possa ser derramado sobre o solo ressequido da terra e para que a justiça possa cobri-la como as águas cobrem o mar [Habacuque 2.14].

Amém como nome divino

Ap 3.14: - E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus. ARC

- Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: ARA

- Ao anjo da igreja de Laodicéia escreva o seguinte: “Esta é a mensagem do Amém, da testemunha fiel e verdadeira, daquele por meio de quem Deus criou todas as coisas. NTLH

1. QUEM É O AMÉM?

- O amém dito por Deus é: “e assim é e será”:Ap 22.20 Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém! Ora, vem, Senhor Jesus!; por homens, “sim, assim seja”: Ap 22.21 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém!

- O Senhor Jesus usa constantemente ‘amém’, traduzido por ‘na verdade, na verdade’, ‘verdadeiramente’, para apresentar novas revelações da mente de Deus: Jo 8.58 Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, eu sou.

- O Amém em Ap 3.14 é o Deus da Verdade e aquele que garante todas as promessas. Amém significa ‘isso é solido’, ‘digno de confiança’.

Is 65.16: - De sorte que aquele que se bendisser na terra será bendito no Deus da verdade; e aquele que jurar na terra jurará pelo Deus da verdade; porque já estão esquecidas as angústias passadas e estão encobertas diante dos meus olhos. ARC

- De sorte que aquele que se abençoar na terra, pelo Deus da verdade é que se abençoará; e aquele que jurar na terra, pelo Deus da verdade é que jurará; porque já estão esquecidas as angústias passadas e estão escondidas dos meus olhos. ARA

- Qualquer pessoa na Terra Prometida que pedir uma bênção vai pedi-la ao Deus fiel; e quem fizer uma promessa a fará em nome do Deus fiel.” O SENHOR diz ao seu povo: “Vocês esquecerão as desgraças que sofreram, e eu também não lembrarei mais delas. NTLH

2. A FIDELIDADE DO AMÉM:

- Pelo Deus da verdade é que se abençoará... E se Ele é fiel, os seus testemunhos e mandamentos são certos (Sl 19.7 A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices; 111.7 As obras de suas mãos são verdade e justiça; fiéis, todos os seus preceitos.), como também os são os seus avisos (Os 5.9 Efraim tornar-se-á assolação no dia do castigo; entre as tribos de Israel, tornei conhecido o que se cumprirá.) e promessas (Is 33.16 este habitará nas alturas; as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio, o seu pão lhe será dado, as suas águas serão certas;55.3 Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, que consiste nas fiéis misericórdias prometidas a Davi.)

2Co 1.20: - Porque todas quantas promessas há de Deus são nele sim; e por ele o Amém, para glória de Deus, por nós. ARC

- Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio. ARA

- porque é o “sim” de todas as promessas de Deus. Por isso dizemos “*amém”, por meio de Jesus Cristo, para a glória de Deus. NTLH

3. A CONFIANÇA NO AMÉM:

- Cristo é a palavra positiva e constantemente viva de Deus. Ele é o cumprimento de todas as promessas de Deus, pois ele é a soma e a substancia dos mesmos. Através de Jesus, nós dizemos ‘amém’ (sim, assim seja) em resposta a Deus.

- O ‘amém’ final da oração do crente, expressa sua confiança no amor e na fidelidade de Deus e na certeza das suas promessas. É a voz da fé, reafirmando a verdade do imutável evangelho de Cristo e identificando-se com ela (Dt 7.9 Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos;)

Por Onde Começa o Erro das Igrejas

 Até a sociedade secularizada sabe os males da impunidade



Os conselhos, juntas, diretórios presbitérios e outros níveis de autoridade dentro das igrejas evangélicas deveriam ter mais coragem para enfrentar os erros doutrinários e práticos nas pessoas sob sua autoridade, inclusive pastores, presbíteros, evangelistas e obreiros. 

Deveriam estar atentos, vigilantes, corrigir com amor visando restaurar os faltosos e em última instância, aplicar a disciplina que o Senhor Jesus determinou em Mateus 18.


Quando os responsáveis falham em zelar pela pureza da Igreja, ela se enfraquece, as consciências se corrompem e deixamos um péssimo exemplo para a nova geração. A Igreja perde a autoridade moral e espiritual diante do mundo. 
  


"A justiça é cega" deveria significar que os 
juízes não vêem nada a não ser o direito. Mas
às vezes significa apenas que os juízes 
fecham os olhos para os erros dos poderosos.
Na igreja, infelizmente, também.



Augustus Nicodemus Lopes