Quinta da Vitória

terça-feira, 15 de novembro de 2011

É pecado ver televisão?


Adolescente


Quem nunca sofreu com o impasse de ser criança de mais para exercer uma atividade e não suficientemente adulto para as outras, eis a adolescência. Fazer birra, muito velho para isso, viajar sozinho, não é adulto o suficiente.
No entanto a adolescência tem um lado extremamente peculiar e intrigante. É nela que nosso corpo se transforma, deixando de sermos criança e tornando-nos homens e mulheres. Os hormônios ficam a flor da pele, não é? Mesmo assim ela nos traz consigo a capacidade de tomarmos algumas decisões importantes que direcionará parte da nossa vida… A oportunidade de escolher o nosso futuro, ou pelo menos parcialmente, escolher o vestibular que vamos prestar e conseqüentemente nossa profissão, mesmo que levando em conta o que os outros têm a nos dizer, e eles tem muito a acrescentar, aprendam a ouvir. Escolhemos nossos paqueras, nosso grupo de amigos, nosso estilo de roupa, nossas gírias, ou seja, o jeito adolescente de ser.
Não se esqueçam que esta fase, mesmo que conturbada e diferente é muito importante, e suas escolhas interferem ao longo de muitos e muitos anos.
Um conselho, de quem também já foi uma adolescente, assim como você… Não reclame demais do que você não tem, ou o que não pode fazer, ou porque acha que todo mundo fica no seu pé. Mas viva a sua vida de forma gostosa. Aproveite aquilo que a sua idade tem a oferecer. Afinal de contas só somos Teen uma vez na vida. Viva da melhor maneira possível!!!


Publicado por Escola da Inteligência

Bullying: como identificar se seu filho ou aluno está sendo vítima.



O Bullying nos últimos dias tornou-se um dos temas de maior destaque na mídia e nos meios educacionais. Todos os dias alunos do mundo todo sofrem algum tipo de violência.
Apesar de tamanha divulgação, o bullying é quase que totalmente desconhecido pela comunidade jurídica e equipes de atendimento, mas aos poucos vem ganhando espaço em estudos e pesquisas desenvolvidas por pedagogos e psicólogos da área da educação.
Nós da Escola de Inteligência atentos a essa realidade queremos auxiliar você pai e professor a lidar diretamente com esta problemática.
Deve-se ter uma atenção especial a alguns comportamentos que são sinais de que seu filho ou aluno pode estar sendo vítima de bullying, segue abaixo uma relação de comportamentos:
Na Escola
• Isolados do grupo no horário do recreio e/ou perto de alguns adultos
• Postura retraída dentro da sala de aula
• Freqüentes faltas
• Com freqüência apresentam-se tristes, deprimidos ou aflitos
• Nos jogos ou atividades em grupo sempre são os últimos a serem escolhidos ou são excluídos
• Gradativo crescimento do desinteresse das atividades e tarefas escolares.
• Passam a gastar mais dinheiro do que o habitual na cantina
• Em casos mais sérios apresentam hematomas, arranhões, cortes, roupas danificadas ou rasgadas.
Em Casa
• Queixas freqüentes de dores de cabeça, enjôo, dor de estômago, tonturas, vômitos, perda do apetite, insônia.
• Mudanças freqüentes no estado de humor, com explosões repentinas de irritação ou raiva.
• Geralmente têm poucos amigos ou chegam a não ter.
• Escassez de telefonemas, torpedos, convites para festas, passeios ou viagens com o grupo escolar
• Compram diversos objetos com o intuito de presentear os outros.
• Apresentam diversas desculpas para faltas às aulas.

É necessário que pais e professores fiquem atentos a esses comportamentos, tendo em vista que as vitimas se tornam reféns desse jogo instituído pelos agressores e raramente pedem ajuda as autoridades escolares ou aos pais, pois há um forte domínio reforçado pelo medo de retaliações dos agressores e pela crença de que estão poupando seus pais da decepção de ter um filho frágil, covarde e não popular na escola.
A identificação precoce do bullying é de suma importância, faz-se necessário que pais e professores propiciem uma relação aberta ao diálogo e ao acolhimento para haver possibilidade de abordar esse assunto.
Pais e professores, procurem conhecer e ajudar seus filhos/alunos a desenvolverem suas potencialidades para assim trabalhar o resgate da auto-estima e construir sua identidade social, fatores essenciais para o enfrentamento dessa situação.

Publicado por Priscila Lehn

Quando a morte nos separa…

Passar por um momento de perda de alguém da família me fez pensar e refletir… Sabemos que essa é única certeza de nossa vida, a morte. Temos plena consciência disso, mas nunca estamos preparados, ela ainda nos parece algo distante… O questionamento então é: Como estar preparado para a perda de algum ente querido? Será que existe algum método pra isso?
Existe sim, esse método chama-se Amar! Amar enquanto é tempo! Amar enquanto há vida! Refiro-me aqui ao amor ágape, o amor fraternal. Quando assim o fazemos nosso choro será simplesmente pelo sentimento da saudade, até mesmo o Mestre dos Mestres chorou ao saber da morte de seu amigo Lázaro.
Muitas vezes é na religião onde as pessoas buscam consolo e entendimento para a morte, e seja qual for a crença, sabemos que teremos oportunidade de irmos a um lugar muito melhor do qual estamos.
Não tenha medo de dizer às pessoas que te rodeiam o quanto você as ama, o quanto elas são importantes para você, e não apenas fale, mas demonstre através de suas atitudes. Faça enquanto há tempo, amanhã pode ser tarde.



fonte: escola da inteligencia

 

Sonhos ou desejos?

José sonhava ou Desejava:

Diziam um ao outro: Eis que vem o tal sonhador! (Gn 37.19) 


Sonhos alimentam a alma, desejos, a vontade.
Sonhos não se amedrontam nas dificuldades, desejos desanimam nos pequenos problemas.
Sonhos ao falharem repensam seu caminho, desejos nunca assumem seus erros.
Sonhos vivem um dia de cada vez, desejos gastam grande parte da sua energia pensando no amanhã.
Sonhos nunca morrem apenas são substituídos, desejos vêm e vão.
Sonhos se abalam, desejos são derrotados.
Sonhos se entristecem, desejos se desesperam.
Sonhos caminham rumo ao alvo, desejos caminham olhando as dificuldades da trajetória.
Sonhos escutam a opinião alheia, desejos super valorizam o que os outros têm a dizer.
Sonhos lutam pelos seus ideais, desejos são facilmente corrompidos.
Sonhos são projetos de vida, desejos apenas uma aventura.

O que tem controlado a sua história, desejos ou sonhos? Onde estão os seus sonhos? Que valor você dá a eles? Uma pessoa que deixa de sonhar, também deixa de viver!


Cuidado com a Depressão. Ela está muito perto!!!

Antes a famosa depressão que era conhecida como frescura, doença de rico, que acometia pessoas desocupadas e idosas, hoje, surpreende o mundo todo com seu notável crescimento.

Segundo a OMS, em 20 anos, ela será a doença mais comum em todo mundo, ganhando das doenças cardíacas, câncer e outras doenças tão comuns, atingindo crianças a idosos, classe alta e baixa, intelectuais e iletrados. Deprimindo e retirando o prazer do ser humano de desfrutar do que a vida tem de melhor… ESTAR VIVO!!!

Acredito, como vários autores, que a depressão acomete as melhores pessoas de nossa sociedade, porém, ótimas pessoas para os outros, mas péssimas para si mesmas.

Algumas dicas para tentar preveni-la:

Tenha um caso de amor consigo mesmo.

Desfrute das pequenas coisas, e as faça grande aos seus olhos.

Proteja seu sono, mesmo quando estiver muito atarefado.

Se doe, mas não espere demais de retorno. Quem espera demais paga muito caro por isso.

Gaste tempo nas coisas que você considera perda de tempo, pois são nessas pequenas coisas que ajudam você a ter forças para enfrentar os grandes desafios da vida.

Alguns podem dizer que isso é mera auto-ajuda. Mas experimente a prática de valorizar as pequenas coisas, com certeza a vida começará a ter outro sabor!

Balada Gospel: Agito ou Egito?


Vocês sabiam que agora culto da mocidade, chama-se " Balada Gospel", É mole! E com direito a luzes, gelo seco, luz negra, jovens com piercing, meninas, aliás “minas” com roupas justíssimas, jovens de camisetas, calças caindo e mostrando a cueca e o lance de “ficar”. Muitos irmãos ainda afirmam com convicção: “Prefiro ver o meu filho numa balada gospel do que numa balada qualquer”

Será que não está faltando Bíblia nessa Tuma? Ou será que sou "Zé Mané", "Babaca" e "Véio"?

Esta moda está “pegando”, a juventude está sendo levada por essa onda. Vídeos e mais vídeos na internet, convites e mais convites vinculados a página de relacionamento virtual. Será que Deus apóia este tipo de festa?

(1 Co 6.12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma elas ).

Nós cristãos que deveríamos sair do conceito do mundo fugindo de tais práticas, regredimos a um conceito distorcido com saudades do mundo. Como se não bastasse as nossas festas abençoadas, congressos com muita alegria do Espírito Santo, bênçãos, renovo, salvação de almas, etc

Não precisamos entrar na forma do mundo, e tão pouco precisamos do fermento do mundo para crescer em santidade, afinal somos o sal da terra e se o sal não traz o bom gosto, quem vai trazer?



Fonte: Elder Alcunha

Conheça a Janela 10/40


JANELA 10/40 é uma faixa da terra que se estende do Oeste da África, passa pelo Oriente Médio e vai até a Ásia. A partir da linha do equador, subindo forma um retângulo entre os graus 10 e 40. A esse retângulo denomina-se JANELA 10/40.



Calcula-se que até hoje menos da metade da população mundial com as suas etnias e línguas tenham sido confrontadas com o evangelho. A outra parte, com sua maioria absoluta na Janela 10/40, representa uma grande multidão de cerca de 3,2 bilhões de pessoas que ainda são objetos dos empreendimentos missionários do povo de Deus.
Os países com as maiores populações não cristãs são: CHINA, ÍNDIA, INDONÉSIA, JAPÃO, BANGLADESH, PAQUISTÃO, NIGÉRIA, TURQUIA e IRÃ, todos na Janela 10/40.
Devido a estes fatos, torna-se primordial para nós, cristãos, neste novo milênio, focalizar nossos recursos, sejam espirituais, financeiros ou sociais, sobre o necessitado povo que vive na Janela 10/40.
Se desejamos mudar este quadro, devemos considerar alguns fatos de muita importância:

- O significado Bíblico e histórico
- O domínio do islamismo, do hinduismo e do budismo
- A pobreza acentuada
- A diversidade de línguas e culturas
- A concentração de seitas diabólicas




Países que formam a Janela 10/40

ORIENTE MÉDIO – 21 PAÍSES

Arábia Saudita, Argélia, Catar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Palestina, Jordânia, Kuweit, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Omã, Síria, Sudão, Tunísia e Turquia.
ÁFRICA – 12 PAÍSES
Benin, Burkina, Cabo Verde, Chade, Djibuti, Etiópia, Gâmbia, Guiné, Guiné-Bissau, Mali, Níger e Senegal.
ÁSIA – 21 PAÍSES
Afeganistão, Bangladesh, Barein, Butão, Camboja, China, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Filipinas, Índia, Japão, Laos, Malásia, Maldivas, Mongólia, Nepal, Paquistão, Sri Lanka, Tailândia, Taiwan (Formosa) e Vietnã.
EURÁSIA – 3 PAÍSES
Cazaquistão, Turcomênia e Tadjiquistão.
EUROPA – 4 PAÍSES
Albânia, Chipre, Gibraltar e Grécia.


Nem todos os crentes sabem que no mundo ainda há povos completamente ignorantes da existência de Jesus Cristo e seu plano redentor. Poucos se importam em saber que hoje no oriente há cristãos presos e sendo torturados por causa de sua fé. Quantos têm um programa intensivo de oração pelos povos não alcançados pelo evangelho? Saber que há povos cometendo suicídios e guerras, por falta de esperança ou fanatismo, não é um assunto que interessa a todos os cristãos.
Os cristãos no mundo estão direcionando apenas 1,2% do seu fundo missionário e de seus missionários estrangeiros para bilhões de pessoas que vivem no mundo evangelizado.
No mundo ainda há dezenas de país com suas portas total ou parcialmente fechadas à entrada de missionários.


Há 28 países muçulmanos (sem incluir seis da antiga união soviética), 7 nações budistas, 3 Marxistas e 2 países hindus, formando o maior aglomerado de povos não alcançados.



Porque evangelizar os povos da Janela 10/40

- Porque ali vive o maior número de povos não alcançados pelo evangelho. Cobre 1/3 total do planeta e representa 2/3 da população do mundo. São cerca de 3,2 bilhões de - pessoas em 61 países.
- Porque ali está a maioria dos seguidores das 3 maiores religiões do mundo: Islamismo, Budismo e Hinduismo.
- Porque de cada 10 pobres na terra, 8 estão nessa região.
- Porque dos 50 países menos evangelizados do mundo 37 estão nessa área.
- Porque as maiores Capitais do mundo estão nessa região.
De acordo com os missiólogos, há diversidades no número de povos não alcançados pelo evangelho hoje. Para Ralph Winter, há 17 mil povos não alcançados e 12 mil línguas. David Barrete declara que são 11 mil o número total de povos não alcançados. Bob Waymire também arrola 11 mil povos diferentes no mundo. Patrick Johnstone avalia em 12.017 o total de povos não alcançados em todo o mundo. Subtraindo desse número os povos entre os quais há cristãos, missionários de fora e autóctones, restam apenas 1.200 povos a serem alcançados. Em sua perspectiva, 99% da população do mundo serão cobertos, inteiramente, com a mensagem do evangelho se ela for transmitida, no máximo, entre 400 e 500 línguas diferentes.

Então concluímos que missões, ainda não é um assunto sério para muitas igrejas. Enquanto templos são enfeitados e grande parte do tempo é utilizada para inúmeros programas, missões é ocasional, ainda não é assunto íntimo.



O Mundo dos povos não alcançados

Segundo alguns estudiosos, temos aqui algumas estatísticas:
- Cada hora 10.700 crianças nascem e morrem sem escutar as Boas Novas em países da Janela 10/40;
- Cada hora de esforço missionário resulta em 9.800 pessoas escutando o evangelho pela primeira vez;
- O resultado é a redução no mundo não evangelizado de 500 pessoas a cada hora, ou pouco mais que 4 milhões de pessoas por ano.
- 9 em cada 10 países mais pobres do mundo estão na África e 8 destes são parte do mundo menos evangelizado.



"Batismo no ou com Espírito Santo"


Há uma discussão sobre os termos "batismo com o Espírito Santo" e "batismo no Espírito Santo".

algum tempo, dizia-se 
predominantemente "batismo com o Espírito"; depois, passou a dizer-se mais "batismo no Espírito"; e, hoje, dizem-se os dois. Afinal, qual está correto? Qual é a diferença entre os dois?

É TEMPO DE SER CHEIO 
DO ESPÍRITO SANTO!
Deixe sua opinião.   




Quantas vezes você já se sentiu pequeno diante de uma situação?


“Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?” (Ex 3:11)


Quantas vezes você já se sentiu incapaz de fazer algo que lhe foi designado? Quantas vezes você já se sentiu pequeno diante de uma situação que considerou impossível de resolver? Por quantas vezes você fugiu de um problema pois teve medo dele?

A Bíblia conta a história de um homem chamado Moisés que foi criado como um príncipe no palácio de Faraó, rei do Egito. Certo dia, ao ver uma injustiça sendo cometida contra um irmão hebreu (pois tinha consciência de sua origem), mata um soldado egípicio e, com medo das consequências, foge para as terras de Midiã, para não ser condenado e morto. Certo dia, Moisés apascentava as ovelhas de seu sogro e o Senhor fala com ele do meio de uma sarça, a qual ardia mas não se consumia. Ali dá ordem à Moisés para que volte ao Egito e vá até Faraó para livrar o seu povo da escravidão.

Assim como Moisés, cometemos erros, e nossa primeira reação é fugir. Mas Deus tinha uma missão para ele. Se você estivesse no lugar de Moisés como se sentiria se o Senhor mandasse você voltar a um lugar onde querem te matar? O que você faria? Como se sentiria? Você relutaria se sentindo incapaz e fugiria ou confiaria no Senhor e iria em frente, como fez Moisés?

Moisés confiou no Senhor e obteve a vitória, livrou o povo de Israel do cativeiro egípcio. Esse é o nosso Deus! Ele sempre nos capacita para enfrentar as situações adversas, pois sabe da nossa fragilidade humana. O Senhor está no controle de todas as coisas! O nosso Deus está conosco em TODOS os momentos! Confie no Senhor mesmo que você não se sinta capaz, pois ele te capacitará e te dará a vitória!






Autoria: Diego Barros
Fonte: PC Amaral

As sete maravilhas do Mundo.

Pedimos a um grupo de estudantes que escrevessem uma lista do que eles pensavam ser
As sete maravilhas do Mundo dos nossos dias. Houve algumas diferenças mas seguem, os que tiveram o maior nº de votos:

1 - As grandes pirâmides do Egito ;
2 - O Taj Mahal;
3 - O Grande Canyon;
4 - O Canal de Panamá ;
5 - O Empire State Building;
6 - A Basílica St-Pierre ;
7 - A Grande Muralha da China.

Enquanto se contavam os votos, a professora nota que um estudante ainda não tinha entregue o seu papel. Então ela pergunta ao jovem se estava tendo dificuldade em fazer a sua lista. Ele respondeu :
- Sim, um pouco. É dificil de escolher porque existem tantas!
A professora diz :
- o que você já escreveu, talvez eu possa ajudar .
O jovem hesitou mas depois disse:
-Eu penso que as Sete Maravilhas do Mundo são: 

1. Ver ;
2. Ouvir;
3. Tocar ;
4. Provar;
5. Sentir ;
6. Rir ;
7. Amar.
Toda a turma ficou em silêncio absoluto. Estas coisas são de tal maneira simples e corriqueiras que nos esquecemos até que ponto são maravilhosas!
Lembra-te:
-As coisas mais preciosas não se podem comprar ou serem feitas pelo homem.



Autor; Desconhecido