Quinta da Vitória

sábado, 19 de maio de 2012

A MISSÃO TEMPORAL E ATEMPORAL DA IGREJA




A missão de Jesus e a missão da igreja têm um caráter atemporal.
A missão temporal da igreja precisa estar dentro da missão atemporal.

A palavra atemporal significa “acima do tempo”, pois este é o parâmetro de Deus. 
Um dia para Deus é como mil anos e mil anos como um dia. 
Quando tratamos sobre a missão dada por Deus, não podemos esquecer o fator tempo. 

A missão temporal de Jesus era morrer e ressuscitar, para que o homem pudesse ter vida eterna e viver em adoração constante diante do Pai. Jesus mesmo disse em João 10.10: ... eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente. A missão temporal de Jesus estava inserida dentro da missão atemporal. Jesus estava com Deus e existia antes mesmo de vir ao mundo. Ele disse em João 8.58: ... Antes que Abraão existisse, eu sou.

Da mesma forma, a missão temporal da igreja precisa estar dentro da missão atemporal. Uma vez que a igreja é composta de pessoas, e Deus criou as pessoas para adorá-lo, a missão delas também não se restringe apenas à existência terrena. Quando o povo de Israel sofria com a escravidão no Egito, Deus chamou Moisés para resgatá-los. Deus deu uma missão clara para Moisés:salvar o povo e levá-lo para o Monte Sinai a fi m de adorá-lo. Deus não queria apenas salvar o povo, mas desejava ser adorado constantemente pelos israelitas.


A missão que Deus 
deu para a igreja é a mesma de Jesus 
glorificá-lo eternamente.











livro de Atos


O livro de Atos é a dobradiça do Novo Testamento. Ele fecha os evangelhos e abre as epístolas. 

  • William Barclay considera-o um dos mais importantes livros do Novo Testamento.
  • Calvino o chamou de “um grande tesouro” 
  • Martyn Loyd-Jones de “o mais lírico dos livros”.
  • William MacDonald ressalta com razão que o livro de Atos é a única história da igreja inspirada; é também o primeiro livro da história da igreja apostólica. Atos não é apenas uma ponte que liga a vida de Cristo com o Cristo vivo ensinado nas epístolas; é também um elo de transição entre o judaísmo e o cristianismo, entre a lei e a graça.




O autor de Atos

O autor de Atos e do Evangelho nada diz 
a respeito de si mesmo, nem mesmo em sua dedicatória 
pessoal a Teófilo. A tradição eclesiástica, porém, desde cedo 
não tem dúvidas de que o autor é Lucas.
Lucas era médico e historiador.
 A tradição liga-o à cidade de Antioquia da 
Síria, a terceira maior do mundo naquela época. Único 
escritor gentio do Novo Testamento, Lucas foi testemunha 
ocular dos ocorridos nas viagens missionárias de Paulo, 
uma vez que acompanhou o apóstolo nessas peregrinações 
como seu companheiro e médico.
Sabemos muito pouco acerca de Lucas; só há três citações 
diretas a ele no Novo Testamento (Cl 4.14; 2Tm 4.11; Fm 
24). Essas referências nos permitem afirmar duas coisas a 
seu respeito: Lucas era médico e cooperador de Paulo, aliás, 
um de seus amigos mais fiéis, pois estava com ele em sua 
segunda prisão em Roma.

UM ALERTA À IGREJA BRASILEIRA


O secularismo é uma ameaça à família cristã. Dicotomizamos a vida em secular e sagrado. Uma das áreas que vemos esse reflexo é nas festas de casamento. Nosssas festas, embora precedidas por um culto a Deus, estão se tornando cada vez mais mundanas, onde não faltam bebidas alcoólicas, músicas profanas, danças sensuais, e todos os apetrechos importados das boates mais especializadas no lazer mundano. O mundo está entrando na igreja e a igreja está se amoldando ao mundo. Colocamos o pé no freio ou a igreja perderá seu testemunho. Voltamo-nos para Deus ou a família perderá sua vitalidade espiritual.

CORRUPÇÃO, UM MAL DEVASTADOR

As famílias brasileiras sentem-se exploradas pela corrupção endêmica e sistêmica presente nos poderes constituídos. Pagamos uma das mais altas taxas de impostos do mundo e vemos pouco retorno. Uma boa fatia dos nossos recursos suados caem no ralo da corrupção. Os partidos políticos, na sua maioria, perderam sua ideologia e servem apenas para lotear o poder e facilitar a roubalheira. Entram governos e saem governos, mas a inclinação criminosa da corrupção continua como parasita, devorando o erário público. O dinheiro que deveria ser destinado à saúde, educação e segurança, muitas vezes, é desviado para gordas contas bancárias de homens inescrupulosos. Deus abomina a riqueza desonesta. Deus abomina a opressão. Devemos nos posicionar de forma firme contra toda espécie de corrupção, seja no governo, na igreja ou na família.


Hernandes Dias Lopes

BÍBLIA, A BIBLIOTECA DO ESPÍRITO SANTO


A Bíblia é o livro dos livros, concebido no céu, nascido na terra, odiado no inferno e pregado pela igreja. É inerrante, infalível e suficiente. É a bigorna de Deus que quebra todos os martelos dos críticos. É mais preciosa do que o ouro e mais doce do que o mel. 




É viva e poderosa. Tem vida em si mesma.
 Não volta para Deus vazia.

SOMOS O TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO


A Palavra de Deus diz que nós somos o templo do Espírito Santo, a morada de Deus. O Espírito Santo nos foi dado para abrir nosso coração, nos regenerar, convencer do pecado, nos selar para o dia da redenção, nos batizar no corpo de Cristo, nos habilitar com dons, nos santificar e nos capacitar com poder para testemunharmos de Cristo.
Não podemos viver uma vida vazia, uma vez que o Deus que nem os mais altos céus podem contê-lo, habita em nós em toda a sua plenitude.