Quinta da Vitória

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Tempestades: cadê a fé?


E Jesus disse aos discípulos: Por que estais com tanto medo?
Ainda não tendes fé? - Marcos 4.40

Em Marcos 4.35-41 o Senhor Jesus nos ensina a respeito da fé nos momentos de aflição e perigo. A tempestade que tão bem representa as angústias da vida humana.

Quem não passa por temporais interiores? Quando se fala da Igreja Cristã, nesses séculos de jornada, a história nos conta a respeito de toda sorte de tempestades. Quantas forças se levantaram para afundar o barco da Igreja? Perseguições, torturas mortais, ingratidões, heresias e divisões, mentiras, etc. Entretanto, a Igreja confiou n'Aquele que vela por sua segurança e tem poder sobre tudo.
O barco é sacudido, as ondas crescem, mas o barquinho navega sem afundar.

Assim, o importante é estar no barco onde se encontra Cristo, mesmo que dormindo. Pois Ele tem poder para nos guardar e sua promessa é: "Eu estarei convosco todos os dias até o fim do mundo" (Mateus 28, 20). Em cada temporal a Igreja se tornará mais forte, mais corajosa e mais bela! Não desperdicemos a oportunidade de ver o Senhor agir.

O que podemos aprender com os temporais?

Aprendemos que Deus pode nos aperfeiçoar por meio da tribulação. Foi Agostinho de Hipona quem afirmava "não pertencer à classe dos filhos quem não passa por tribulações".

Aprendemos que pela tribulação passamos para à outra margem. O pregador e escritor João de Ávila disse: "Somos, todos homens, da mesma massa, e todos podemos cair nos pecados em que tenham caído nossos próximos. Tiremos, pois, bem do mal alheio, tomando como salutar advertência a nós a queda de nosso próximo". O temos dos discípulos no barco nos ensina sobre nossa humanidade.

Toda tempestade vai passar, o Senhor está conosco. A pergunta feita por Ele é: “Por que estais com tanto medo? Ainda não tendes fé?

O que está nos assustando? Temos fé?

Nenhum comentário:

Postar um comentário