Quinta da Vitória

sábado, 2 de junho de 2012

Um Milagre neste Pessach - Selo da Saída do Egito encontrado em Jerusalém


Pouco antes do início da Páscoa Judaica uma surpreendente descoberta foi realizada em escavações da Autoridade de Antiguidades de Israel. O selo mostra um escaravelho egípcio, com o nome do principal deus no Egito na era da antiguidade, Amon Raa e data do século XIII AC, antes da era cristã, a mesma época em que o povo de Israel saiu do Egito.

Pela primeira vez foi descoberto um selo com o escaravelho egípcio e uma inscrição hieroglífica em Jerusalém.

A descoberta foi realizada nesta primavera no Parque Nacional da Cidade de Davi, nas escavações que estão sendo realizadas pelo financiamento da Fundação "Elad" isto é o que relatou o arqueólogo Joe Uziel aos meios de comunicação. O Diretor das escavações, Eli Shukron disse que "Amon Raa" é simbolizado pelo sol e é um dos deuses mais importantes nas pirâmides.

Durante o período do selo, governou o Egito 19º Dinastia, entre os reis listados nela estavam: Seti I e Ramsés II Merneptah. Ramsés II ficou muito conhecido pela a ocupação durante as viagens em que ele ia para a Turquia. Alguns dos pesquisadores reconhecem que este seria o Faraó da história do Êxodo.

Segundo o pesquisador, de acordo com os mandados de Amarna, documentos egípcios antigos - a partir do século 14 AC, de acordo com outras fontes históricas e arqueológicas, sabe-se que neste período os egípcios governaram a terra de Israel e provavelmente tiveram uma presença muito grande em Jerusalém.

Escaravelho feito de pedra cinza suave

Durante este período, era costume de usar o selo - o escaravelho para imprimir documentos e objetos relacionados com o seu dono.

Shukron diz que o escaravelho que foi encontrado esta manhã e causou uma grande excitação entre os pesquisadores foi achado durante peneiração do material que foi removido da fonte de Gião.

Estávamos no Vale de Cedron quando de repente vimos o escaravelho(o selo) ", disse ele." Imediatamente o limpamos e, em seguida, vimos os sinais hieróglifos e pato.

"Podemos saber com precisão que o escaravelho egípcio é da Idade do Bronze Posterior", disse ele, acrescentou que esta é uma descoberta rara. Ele dá uma outra visão importante na compreensão do Final da Era de Bronze em Jerusalém".

Fonte: Maariv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário